1) O açúcar que as plantas produzem durante a fotossíntese para se alimentar:
a) nitrogênio
b) sacarose
c) glicose
d) maltose
2) As plantas que possuem raiz, caule, folha, flor, semente e fruto:
a) gimnospermas
b) briófitas
c) pteridófitas
d) angiospermas
3) Estrutura presente na folha que absorve o gás carbônico e libera o oxigênio:
a) estômato
b) clorofila
c) nervura
d) clorofila b
4) A palavra fotossíntese vem do grego e significa:
a) produção de alimento
b) síntese de oxigênio
c) síntese pela luz
d) síntese pelo gás carbônico
5) Um representante de briófita, pteridódita, gimnosperma e angiosperma são respectivamente:
a) musgo, samambaia, goiabeira e araucária
b) musgo, samambaia, araucária e goiabeira
c) musgo, goiabeira, samambaia e araucária
d) goiabeira, samambaia, araucária e musgo
6) Na reprodução sexuada, o órgão reprodutivo das plantas:
a) caule
b) raiz
c) folha
d) flor
7) Os hormônios mais utilizados na clonagem de plantas para indução de raízes:
a) auxinas
b) citocininas
c) etileno
d) ácido giberélico
8) Os macronutrientes são absorvidos pela planta em grandes quantidades, enquanto que os micronutrientes são aborvidos em pequenas quantidades. Ambos são importantes para as plantas. Marque a alternativa que representa apenas os macronutrientes:
a) nitrogênio, fósforo, potássio e ferro
b) nitrogênio, cloro, zinco e ferro
c) nitrogênio, fósofro, cloro e cobalto
d) nitrogênio, fósforo, potássio e cálcio
9) É um tipo de raiz de plantas monocotiledôneas, em que não há raiz principal e as raízes são numerosas e finas:
a) raiz escora
b) raiz fasciculada
c) raiz sugadora
d) raiz pivotante
10) A clorofila está localizada nas folhas das plantas, é um pigmento que dá a coloração as folhas. Outra importante função da clorofila na fotossíntese é:
a) absorver o oxigênio
b) absorver o gás carbônico
c) absorver a luz solar
d) absorver a água
Programa Viva a Escola
Sexta feira, 31 de julho
Olá, tudo que você ler aqui foi desenvolvido pelos alunos do programa Viva a Escola e o professor Junior.
O trabalho desenvolvido no Colégio Estadual Jardim Boa Vista está sendo realizado no período da tarde com alunos do ensino fundamental da manhã.
1. Título do trabalho
A participação da escola na produção de mudas de espécies nativas, numa perspectiva de conservação e sensibilização.
2.Objetivos
Despertar o interesse pela conservação e preservação do meio ambiente.
Ensinar a produzir mudas de algumas espécies.
Instalar, coletar e interpretar dados de pequenos experimentos.
Incentivar a leitura e pesquisa.
Divulgar a importância das plantas para o nosso planeta.
3. Atividades
Os alunos estão aprendendo de forma teórica e prática a produzir mudas de algumas espécies, realizam pesquisas no laboratório de informática, estudam sobre o meio ambiente, realizam visitas a entidades de proteção ao meio ambiente, apresentam os resultados de trabalhos desenvolvidos no programa Viva a Escola, produzem material de pesquisa para a escola, realizam pequenos experimentos, etc.
Olá, tudo que você ler aqui foi desenvolvido pelos alunos do programa Viva a Escola e o professor Junior.
O trabalho desenvolvido no Colégio Estadual Jardim Boa Vista está sendo realizado no período da tarde com alunos do ensino fundamental da manhã.
1. Título do trabalho
A participação da escola na produção de mudas de espécies nativas, numa perspectiva de conservação e sensibilização.
2.Objetivos
Despertar o interesse pela conservação e preservação do meio ambiente.
Ensinar a produzir mudas de algumas espécies.
Instalar, coletar e interpretar dados de pequenos experimentos.
Incentivar a leitura e pesquisa.
Divulgar a importância das plantas para o nosso planeta.
3. Atividades
Os alunos estão aprendendo de forma teórica e prática a produzir mudas de algumas espécies, realizam pesquisas no laboratório de informática, estudam sobre o meio ambiente, realizam visitas a entidades de proteção ao meio ambiente, apresentam os resultados de trabalhos desenvolvidos no programa Viva a Escola, produzem material de pesquisa para a escola, realizam pequenos experimentos, etc.
Curiosidades sobre as plantas
Fotossíntese (resumido)
É um processo que plantas, algas e cianobactérias realizam para obterem seu alimento e consequentemente oxigênio para o ambiente, usando água, gás carbônico e luz solar.
Sequestro de carbono
Quando se planta uma árvore ela absorve (sequestro) o carbono da atmosfera para seus processos metabólicos. Este carbono é retido na planta e apenas uma parte é devolvido a atmosfera. Quando ocorre uma queimada, todo o carbono que a planta levou anos para absorver é devolvido a atmosfera em horas.
Plantas carnívoras
É um nome dado a plantas que conseguem capturar e digerir pequenos insetos. Mas, na verdade estas plantas não são carnívoras, elas não utilizam como alimentos os insetos, mas os digerem e absorvem o nitrogênio retido no corpo dos insetos. Devemos lembrar que as plantas produzem seu alimento pela fotossíntese.
É um processo que plantas, algas e cianobactérias realizam para obterem seu alimento e consequentemente oxigênio para o ambiente, usando água, gás carbônico e luz solar.
Sequestro de carbono
Quando se planta uma árvore ela absorve (sequestro) o carbono da atmosfera para seus processos metabólicos. Este carbono é retido na planta e apenas uma parte é devolvido a atmosfera. Quando ocorre uma queimada, todo o carbono que a planta levou anos para absorver é devolvido a atmosfera em horas.
Plantas carnívoras
É um nome dado a plantas que conseguem capturar e digerir pequenos insetos. Mas, na verdade estas plantas não são carnívoras, elas não utilizam como alimentos os insetos, mas os digerem e absorvem o nitrogênio retido no corpo dos insetos. Devemos lembrar que as plantas produzem seu alimento pela fotossíntese.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Gabarito
ResponderExcluir1)c 2)d 3)a 4)c 5)b
6)d 7)a 8)d 9)b 10)c
Eu acho um projeto muito interessante
ResponderExcluirEu amo isso!!!
por isso q eu faço parte desse projeto viva as plantas
parabéns profº junior pelo projeto
abraçosss kleitom
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirParabéns profº Junior por esse projeto .
ResponderExcluirGosto muito de fazer parte dele, pois nos mostra como as plantas são importantes !
Eu achei muito legal esse blog e o projeto!!
ResponderExcluirAlém de ensinar muitas coisas, nos mostra como as plantas são inportantes!!
Parabéns profº Junior =D
MUITO LEGAL ESSE PROJETO
ResponderExcluirNOS ENSINA MUITAS COISAS , ALEM DE MOSTRAR COMO DEVEMOS CUIDAR DO MEIO-AMBIENTE
Eu achei muito bom o projeto porque aprendemos muito.
ResponderExcluirO blog também porque quem não participa pode ficar por
dentro também.
eu achei nota 10 o projeto...
ResponderExcluirnós aprendemos muitas coisas..
de algumas espécies de plantas..
o Blog também porque assim todos podem ver o nosso trabalho!
gostei muito
Muito interessante o projeto desenvolvido na Escola Estadual Jardim Boa Vista pelo Professor Junior em conjunto com seus alunos.
ResponderExcluirCom ações como essa podemos aprender que nós somos responsáveis em preservar a natureza e que precisamos de menos do que imaginamos para isso.
Parabéns a todos
Priscila
Muito legal o blog e o projeto também.
ResponderExcluirParabéns profº Junior.
Bj de Thaís.
o nosso blog fico d+ eu adorei e vou entrar sempre que puder
ResponderExcluirbjs profºjunior prabens o blog ta lindo o projeto ta d+
saudades desse projeto
ResponderExcluirque ele continue ensinando á outras pessoas o quanto é bom poder ajudar a natureza e parabens ao professor Junior, pois ele que elaborou todo esse projeto e ensina muitas crianças a cuidar da nossa natureza.